top of page

Lançamento de livros

Data do lançamento: 27 de outubro de 2016

Horário: das 17h30 às 18h00

Local: Salão de Eventos da UNIVÁS (Unidade Fátima)

Título: Sociedade e Medicalização.

Autor: Renata Chrystina Bianchi de BARROS; Lucia MASINI (Orgs.)

Ano de Publicação: 2015

Editora: Pontes, Campinas/SP

Coleção Linguagem e Sociedade

Sinopse: O livro “Sociedade e Medicalização” compõe-se no bojo dos trabalhos que buscam caminhos de compreensão e superação das formas medicalizantes da vida. Cada texto traz em si uma forma de compreender o fenômeno crescente de medicalização da vida, oferecendo ao leitor ferramentas de diversas ordens que podem contribuir para o debate e para a construção de estratégias e ações voltadas para a promoção e para a valorização da diversidade humana. Sob uma diversidade teórica representativa do largo interesse sobre o tema, os trabalhos dessa obra são, sobretudo, atravessados por estudos da linguagem. Escritos por psicólogos, fonoaudiólogos, linguistas, neurolinguistas, pedagogos e educadores físicos, os textos deste livro se voltam para todos aqueles que se interessem pela compreensão e/ou pela práxis com o tema da (não)medicalização.

Título: Língua e ensino sob diferentes perspectivas.

Autor: Juliana Santana CAVALLARI; Joelma Pereira de FARIA (Orgs.)

Ano de Publicação: 2015

Editora: Pontes, Campinas/SP

Coleção Linguagem e Sociedade

Sinopse: Os capítulos compilados neste livro, desenvolvidos sob diferentes perspectivas, tomam a linguagem como materialidade significante a partir da qual se tecem várias problematizações e contribuições acerca do processo de ensino e aprendizagem de línguas. Esta obra se destina a todos aqueles interessados em refletir sobre a relação fundamental e significativa entre Linguagem e Sociedade e no modo como essa relação incide e produz efeitos na subjetividade contemporânea.

Título: Subjetivação e Processos de Identificação: Sujeitos e Línguas em Práticas Discursivas – Inflexões no Ensino

Autor: Maria Onice PAYER; María Teresa CELADA (Orgs.)

Ano de Publicação: 2016

Editora: Pontes, Campinas/SP

Coleção Linguagem e Sociedade

Sinopse: Este livro é de grande interesse para estudiosos da linguagem, professores, graduandos e pós-graduandos das ciências sociais e humanas que procuram, em suas práticas, compreender o funcionamento da linguagem, desnaturalizando nossa relação com a língua/as línguas, procurando, de modo não disjuntivo, olhar para o político, o simbólico e o sujeito em suas práticas de linguagem.

Título: Instituição, relatos e lendas: narratividade e individuação dos sujeitos

Autora: Eni P. ORLANDI (org.)

Ano de Publicação: 2016

Editora: Editora RG

e-book disponível para download aqui

Sinopse: Este livro resulta divulga os estudos realizados por um Grupo de Pesquisa credenciado junto ao CNPq - “Discurso, Individuação do Sujeito e Processos Identitários: Espaço, Acontecimento e Memória no Sul Mineiro”- que contou com o apoio da FAPEMIG. No presente livro, estão expostos alguns resultados da nova etapa da pesquisa sobre a região Sul de Minas. O foco teórico está na relação estabelecida entre o indivíduo e a sociedade, deslocando este objeto de observação da perspectiva sociológica para a discursiva. Os estudos compilados nesta obra se interessaram em observar como o sujeito - constituído pela sua relação com a linguagem e interpelado pela ideologia - individua-se pela articulação simbólica e política produzida pelo Estado, seja pelas Instituições, seja pelos discursos que este engendra e administra, tomando como referência o espaço do Sul de Minas.

Título: O animal que nos habita: a retórica das paixões em Relatos Selvagens

Autor(es): Maria Flávia; FERREIRA, Fernando Aparecido; RODRIGUES-ALVES, Maria Sílvia (Orgs.)

Ano de Publicação: 2016

Editora: Unifran

Sinopse: Nesta obra, o grupo de Pesquisa em Argumentação e Retórica (PARE) propõe uma análise conjunta da obra cinematográfica Relatos Selvagens, dirigida por Damián Szifrón e produzida pelos irmãos Agustín e Pedro Almodóvar, para refletir sobre as complexas questões que emanam do entendimento das paixões. A análise tem como foco o jogo das paixões, trazendo à luz tanto as paixões que se materializaram em cada uma das personagens do filme, como as que foram despertadas nos espectadores-analistas. A obra em cena é, portanto, fruto de um trabalho conjunto que foi cuidadosamente construído e elaborado pelos membros do referido grupo e por convidados que contribuíram para as reflexões aqui apresentadas.

Título: (Des)construindo verdade(s) no/pelo material didático: discurso, identidade, ensino.

Autoras: Maria José Rodrigues Faria CORACINI; Juliana Santana CAVALLARI (Orgs.)

Ano de Publicação: 2016

Editora: Pontes, Campinas/SP

Sinopse: Os capítulos aqui compilados se lançam à análise e problematização de recursos didáticos diversos destinados para o ensino-aprendizagem de línguas materna, estrangeiras e de áreas em que o trabalho mais crítico e cuidadoso com a linguagem se mostra fundamental. De modo a desnudar as condições de produção, as formações discursivas e ideológicas que atribuem sentidos (in)desejados e, por vezes, silenciados, nos materiais abordados, os estudos que compõem este livro abordam diferentes materialidades retiradas de diversas fontes: material didático digital, cartilha para falantes Terena, texto literário, campanhas e propagandas televisionadas, material didático para fins militares, dentre outros.

Título: Língua, memória e nação

Autoras: Andrea DOMINGUES (Orgs.)

Ano de Publicação: 2016

Editora: PACO

Sinopse: Esta coletânea reúne artigos de diferentes pesquisadores do Brasil cujas pesquisas destacam a importância da linguagem quando trabalhamos categorias como língua, memória e nação sob diferentes aspectos; partindo do reconhecimento da diversidade, da pluralidade, do direito de trabalhar pela construção de projetos alternativos e do uso de novas metodologias e discussões teóricas que possam auxiliar na produção cientifica. Partindo de uma perspectiva diferenciada, buscou-se avançar nas várias possibilidades metodológicas e teóricas de se pensar a língua, a memória e a nação, oportunizando um conhecimento das muitas memórias e outras histórias produzidas pelos discursos e por diferentes materialidades e sujeitos, avançando barreiras além da história, tendo como ponto de partida a linguagem.

bottom of page